sexta-feira, 1 de abril de 2011

Marketing Verde

Marketing Verde (O MARKETING ECOLÓGICO E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL)
http://acervomkt.blogspot.com/2011/01/marketing-verde-o-marketing-ecologico-e.html
Posted by Acervo MKT on 15:03 in Marketing Ambiental

O marketing verde se refere ao processo de venda de produtos e serviços baseado nos seus benefícios ambientais. Um produto ou serviço pode se demonstrar ambientalmente responsável em si mesmo, pelo modo como é produzido ou pelo modo como ele é vendido e embalado.
O termo marketing verde, ecológico ou ambiental, surgiu nos anos setenta, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. Após esse evento o Marketing Ecológico foi assim definido: “O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.” Posteriormente, o marketing ambiental também foi discutido por Kotler que o definiu como sendo: “(...) um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”. Polonsky, autor de várias obras sobre o tema, propõe um conceito para o marketing verde, que ele próprio considera como sendo o conceito mais abrangente: “Marketing Verde ou Ambiental consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.”
O marketing ecológico consiste, portanto, na prática de todas aquelas atividades inerentes ao marketing, porém, incorporando a preocupação ambiental e contribuindo para: A conscientização ambiental por parte do mercado consumidor ao adotar o marketing verde, a organização deve informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis, de forma a estimular (onde já exista) e despertar (onde ainda não exista) o desejo do mercado por esta categoria de produtos. O marketing moderno consiste em criar e ofertar produtos e serviços capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores. No marketing verde, os consumidores desejam encontrar a qualidade ambiental nos produtos e serviços que adquirem. Percebemos assim, que nenhum esforço por parte das empresas tem sentido, se os consumidores insistirem em continuar consumindo determinados bens que agridam a natureza. Por exemplo, uma indústria têxtil pode substituir peles de ursos, ovelhas, tigres e outras espécies por fibras sintéticas; mas se o desejo dos consumidores for o de continuar adquirindo vestimentas feitas a partir da pele destes animais, o esforço da organização, por mais bem intencionado que seja, não causará nenhum impacto positivo sobre a demanda.
A incorporação de características ambientais aos produtos é uma tarefa que envolve, em alguns casos, mudanças drásticas no processo produtivo, visando o abandono de tudo aquilo que possa comprometer a qualidade ambiental do que está sendo produzido. O controle do processo produtivo no Marketing Ecológico, envolve a análise de todo o ciclo de vida dos produtos, desde sua produção, embalagem, transporte e consumo até sua utilização e posterior descarte. Isto significa que durante todas as etapas do ciclo de vida de um produto, seus impactos ambientalmente negativos foram avaliados e corrigidos para que ele se tornasse não somente mais saudável para o consumo, como também menos agressivo ao meio ambiente. Para isso, são controladas as formas como as matérias-primas são extraídas da natureza e as formas como elas são trabalhadas no processo produtivo, tendo em vista a redução da emissão de poluentes para o meio ambiente. O produto final, também deve ter qualidade ambiental agregada, sendo um produto não poluente e que, além de não provocar danos à saúde das pessoas, quando de sua utilização, também não provocará efeitos ambientais negativos, quando de seu descarte.
Enfim, o marketing ecológico envolve a adoção de diversas práticas preservacionistas, por parte das organizações, visando a eliminação ou, pelo menos, redução dos danos ecológicos em todas as fases do ciclo de vida dos produtos.
O objetivo principal da comunicação verde é mostrar ao consumidor que um artigo ecologicamente correto, é também mais saudável para o consumo, a partir do momento em que se reduzindo os danos ambientais, a qualidade de vida das pessoas, indiretamente, sofrem melhorias. Ou seja, no Marketing Verde, a empresa divulga o que tem feito em prol do meio ambiente e, desse modo, procura sensibilizar o consumidor para que ele também participe deste processo, já que a responsabilidade de preservar os recursos escassos é de todos.
Não basta os fabricantes serem verdes, se o consumidor final ainda estiver limitado pelo fator renda no momento da aquisição dos produtos. O mercado para os produtos ecológicos ainda é constituído por uma elite que se preocupa com a natureza e com a saúde ao mesmo tempo em que possui condições financeiras para optar por empresas e produtos ambientalmente responsáveis. Assim, tentar usar a comunicação de marketing verde de forma persuasiva constitui um equívoco, pois seu caráter é muito mais de educação ambiental do que mero estímulo à compra imediata.

Questões para discutir:


1.    Como surgiu o tema marketing verde?
O termo marketing verde, ecológico ou ambiental, surgiu nos anos 70,quando a American Marketing Association – AMA, produziu um workshop com a pretensão de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. Com esse advento o marketing ambiental foi assim definido como o estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento de recursos não renováveis.

2.    Cite exemplos de ações em que as empresas preservam o ambiente.
O Laboratório Teuto com o intuito de se adequar aos conceitos de sustentabilidade lançou no início do mês de outubro uma campanha de conscientização. As ações desenvolvidas com os colaboradores têm como objetivo incentivá-los a cooperar com a economia de água e energia. A empresa acredita que pequenas atitudes como esta podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente.

O Teuto emprega mais de dois mil funcionários. Por meio da campanha todos vão receber orientações para evitar o desperdício. A meta da empresa é reduzir o consumo em 5% no primeiro mês e 10% a partir do terceiro mês. "Através das ferramentas de endomarketing (site, jornal mural e Folha Teuto) vamos conscientizar os nossos colaboradores para termos um planeta melhor", disse o gerente de trade marketing do Laboratório Teuto, Ítalo Melo.

Com a campanha os colaboradores são orientados a identificar e comunicar problemas como vazamento de água com o departamento responsável e não deixar torneiras abertas, por exemplo. A ação também engloba os funcionários responsáveis pela manutenção da empresa. A equipe deve trabalhar para manter todas as torneiras e descargas reguladas para evitar o desperdício. Já para os responsáveis pela limpeza, o aviso é para usar a água de forma racional.

Para reduzir o consumo de energia o departamento de marketing desenvolveu um material informativo na forma de wallpaper, e-mail marketing, cartazes e banners. Além disso, avisos na forma de adesivos também serão afixados nas paredes e interruptores das salas de cada setor.

Desligar o monitor quando não estiver utilizando o computador, desligar as luzes ao sair da sala, deixar as portas fechadas se o ar condicionado estiver ligado e ao término do expediente desligar as luzes, computador e ar condicionado. Essas são algumas dicas do Laboratório Teuto para a empresa contribuir com a redução de energia, assim ajudar a preservar o meio ambiente.


3.    O que significa incorporação de características ambientais aos produtos?
Um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente. Consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e as necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.
Ao adotar o marketing verde, através da ISO 14000 as organizações devem informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis, de forma a estimular (onde já exista) e despertar (onde ainda não exista) o desejo do mercado por esta categoria de produtos. O marketing moderno consiste em criar e ofertar produtos e serviços capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores. No marketing verde, os consumidores desejam encontrar a qualidade ambiental nos produtos e serviços que adquirem.

4.    Apresente exemplos de comunicação verde nas empresas. Atividades relacionadas ao ambiente de marketing.
Na linha da comunicação ambiental, o professor e doutor em Comunicação e Semiótica, Américo Barbosa, criou e registrou o termo Comunicação Verde. Segundo ele, esse é um sistema de mensagens sustentáveis ativas compartilhadas com os stakeholders da Empresa. É um programa contínuo de relacionamento da comunidade com o conteúdo ambiental da empresa, além do compartilhamento do estado de seu espírito.
“Só empresas maduras fazem Comunicação Verde, pois exige alta transparência e disponibilidade para as causas convergentes da companhia e da comunidade. Deve-se fazer um grande trabalho para a obtenção de uma licença ambiental, seja para uma nova unidade ou uma expansão. Em todos esses casos, é necessária uma audiência pública. Esse é um palco onde muitas vezes anos de investimento em Propaganda Institucional são dizimados em poucas horas. Daí a necessidade de um programa de Comunicação Verde. Ele é uma vacina para acidentes de percurso, literalmente, ou de imagem”, explica Barbosa.
Percebendo o aumento de interesse por parte das empresas em se tornar ambientalmente responsáveis, Barbosa diz ser esse um processo natural, pois um negócio só será sustentável economicamente se for sustentável em todo o resto. “É o público que está exigindo esse comportamento empresarial. Fazer produtos corretos da maneira correta. É uma consciência de sobrevivência empresarial. E o ideal é que seja 50% pela empresa e 50% pelo planeta”, diz Barbosa, concordando com a ideia de Jorge de que quanto mais as empresas mostrarem para o cidadão que se importam com o planeta, mais conquistarão simpatia por sua marca.

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