sexta-feira, 24 de junho de 2011

PESQUISA DE MARKETING - LIXEIRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS ECOLIFE

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: Administração de Marketing I
ACADÊMICOS: Dionise, Camila Aires, Karoline, Cassiane, Sérgio, Anderson, Fransciele

PESQUISA DE MARKETING - LIXEIRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS ECOLIFE

Definição do problema de pesquisa
A empresa Ecolife deseja lançar no mercado uma lixeira pública sustentável, ideais para ambiente externo nos grandes centros urbanos, onde a população transita constantemente, como: praças, centros comerciais, shopping’s, eventos públicos em locais fechado ou ao ar livre.
O intuito é minimizar o impacto ambiental e motivar o Gestor Público a produzir aterro sanitário, que além da produção de adubo proposto pelo projeto de LIXEIRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS terá produção de energia sustentável.
Assim, como problema de pesquisa, lança-se a questão de “como divulgar o novo produto e conscientizar as pessoas e instituições sobre sua importância para o meio ambiente, fazendo com que a lixeira seja conhecida no mercado e ofereça lucratividade à Ecolife”.

Objetivo
Estudar uma estratégia de marketing eficiente para lançar o produto no mercado fazendo com que ele produza o retorno desejado.

Objetivos secundários
- Divulgar o produto junto ao público-alvo
- Criar campanha publicitária para divulgação
- Estruturar o site da empresa para comercialização do produto
- Capacitar vendedores externos por meio de treinamento sobre o produto e demonstração de utilização

Metodologia
O projeto de pesquisa configura-se como pesquisa descritiva, por investigar a melhor maneira de divulgar o produto de forma eficiente junto a seu público-alvo, descrevendo as características e funções do mercado.
Além disso, o projeto é descritivo por visar um estudo de vendas, percepção e comportamento do consumidor e as características do mercado.

Instrumento de coleta de dados
Os dados serão coletados por meio de pesquisa, estudando-se as preferências do público-alvo no que tange às ações de responsabilidade social e conscientização ambiental.

Instrumentos de pesquisa
Além de uma pesquisa sobre as principais empresas que seriam apontadas como clientes potenciais, realizar pesquisa online e telefônica com os principais gestores, apresentando questionários sobre ações ambientais efetuadas por estas empresas.
Poderá ser aplicado um questionário casual com perguntas como as que seguem:
- A empresa toma medidas de prevenção aos danos causados no meio ambiente? Se sim, liste quais.
- Existe preocupação em adquirir equipamentos que preservem o meio ambiente?
- Quais as ações que a empresa adota para cumprir as regras ambientais?
- Que medidas a empresa adota para preservar o meio ambiente?
- A empresa possui programas de responsabilidade social que estejam engajados com a preservação do meio ambiente?

Plano de amostragem
Após a pesquisa, efetuar a contabilização das empresas e instituições que demonstram maior interesse em preservar o meio ambiente e que poderão ser os principais clientes. Esses dados forneceriam uma possível aceitação do produto no mercado.
O método usado será o não probabilístico por ter um público definido e não aleatório.

Tamanho da amostra
Mínimo de 100 empresas vistas com clientes potenciais em todo o país. Havendo aceitação nas empresas locais, será verificada a viabilidade dos clientes existentes no exterior.

Análise geral
De posse dos resultados da pesquisa, a empresa contratará profissionais de marketing para estudar as melhores formas de divulgação do produto, confirmando a viabilidade de fabricação.
Com base nas preferências empresariais levantadas serão indicados os melhores métodos de atingimento das metas.

Apresentação dos resultados
Por meio de reuniões, através da apresentação de gráficos com os opiniões apontadas pelos clientes.

Tomada de decisão
Com base nas sugestões da equipe, implantar o projeto e inicial a divulgação junto às empresas.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Curso de Administração da Ulbra promove Mostra de Empreendedorismo

Notícias > Geral > Ensino superior
Curso de Administração da Ulbra promove Mostra de Empreendedorismo
Iniciativa é aberta à comunidade e acontecerá no próximo dia 15



Alunos da disciplina de Empreendedorismo com a professora Adriana Porto
O curso de Administração da Ulbra/Cachoeira promove no próximo dia 15 a sua Mostra de Empreendedorismo, evento que tem como destaque o bate-papo com quatro empresários cachoeirenses.
Ele relatarão suas iniciativas de sucesso, um estímulo não só aos acadêmicos do curso, mas a todos os que desejam abrir o seu próprio negócio. A mostra será aberta à comunidade e iniciará às 19h, no salão de atos da universidade.
Os empresários que darão dicas de como se tornar um empreendedor bem sucedido são Hilário Jaeger (Líder Tratores), Laurí Katzer (Laurí Calçados, Laurí Esporte e Laurí Jóias), Guilherme Ache (Insul Telas e Arames) e Guga Severo (Severo Industrial).
Depois dos relatos dos empresários, os acadêmicos da disciplina de Empreendedorismo apresentarão seus trabalhos de pesquisa em firmas de Cachoeira, atividade que também focou na elaboração de planos de negócios.
O projeto sobre empreendedorismo está envolvendo 29 acadêmicos da Ulbra/Cachoeira. A professora responsável é a coordenadora do curso de Administração, Adriana Porto.
Na lista de propostas do trabalho, ela destaca as experiências de sucesso de empreendedores de Cachoeira do Sul e os estudos sobre empresas da cidade, o que envolveu aspectos financeiros, de mercado e de produção.